Nunca me agradaram idéias que enxergam o povo brasileiro como uma gente bonachona, incapaz de pensar sobre a própria vida e que votam como quem escolhe os amigos para uma tarde no boteco regada a bebidas. Nesta perspectiva, o cidadão brasileiro estaria disposto a arriscar o seu futuro e a vida de sua família ao primeiro candidato sorridente que atravesse seu caminho fazendo promessas.
No entanto, infelizmente o dia-a-dia dos brasileiros não é um mundinho de chocolate. Por isso, as questões políticas são essenciais para a maioria das pessoas. Para as pessoas mais pobres, a política decide se haverá alguém a socorrer seus filhos no momentos mais sofridos, se poderão sonhar com um futuro ou até se poderão comer amanhã ou enterrar os mortos. A política envolve decisões muito importantes e as pessoas sabem disso, mesmo quem que não leu Virgílio em latim.
As pessoas na hora no voto analisam muito bem como está sua vida, se as coisas tem melhorado, e são muito conservadoras. Não estão dispostas a jogar em cima da tênue linha da dignidade. Por isso, uma gestão muito bem avaliada tem uma chance enorme de eleger o seu sucessor. Isso explica a carreira de muitos políticos sem o mínimo de carisma como Alckmin, Márcio Lacerda, Kassab ou mesmo José Serra.
Desta forma, é possível verificar desde já o enorme potencial eleitoral de Dilma Roussef. Os 84% de avaliação positiva de Lula a colocam numa posição amplamente favorável em relação aos demais candidatos, que terão o árduo papel de explicar ao povo do porque mudar.
Também é preciso considerar que o discurso de “bom gestor” de Serra ou Aécio será enfraquecido diante da ministra-chefe da Casa Civil. O PAC é cartão de vistas em tanto e não adianta argumentar sobre os corriqueiros atrasos dos investimentos públicos e do programa não atingido suas metas. O fato é que o PAC aumentou os investimentos públicos em cerca de 150% e o governo terá na época das eleições R$ 100 bilhões em investimentos para mostrar, isso sem falar nos ainda poderosos efeitos do Bolsa Família.
Seu Blogger ficou irado Betinho, Parabéns!
ResponderExcluirAcho que vou aprender um pouco de Política com você, apesar de eu não ser bom em fazer Política.
abraço e vai postando mais temas!